O bullying e uma forma de descrever atos de violência física ou psicológica, e esta cada vez mais presente em nosso meio seja ele na escola, no local de trabalho, na vizinhança, na política ou ate mesmo em áreas militares. Milhares de jovens e crianças sofrem com o bullying todos os dias, e isso tem trazido vários efeitos a essas pessoas.
Existem alguns tipos de bullying, o com agressão física e o com agressão moral, ambos os tipos são graves e tem efeitos nocivos, mas geralmente as pessoas só percebem a agressão física, e não percebem que uma exclusão ou um apelido pode ser tão doloroso quanto um tapa, pontapé ou chute.
Os praticantes do bullying geralmente o fazem para aparecer, se tornarem populares ou porque convivem em um ambiente familiar onde tudo se resolve pela violência ou agressão, e estes não percebem o mal que causam as pessoas.
Existem varias formas de se praticar o bullying, como: insultar uma pessoa, criticar a sua etnia, religião, opção sexual ou modo de vestir, danificar seus objetos pessoais, fazer chantagem ou fazer com que alguém passe vergonha na frente de outros. E existe também o cyberbullying uma forma de agressão utilizando a internet.
Uma vitima do bullying pode quere abandonar os estudos por medo ou vergonha de ir a escola, pode começar a ter comportamentos agressivos para se vingar ou ate passar a provocar pessoa mais fracas para mostrar que não é covarde.
Existem algumas maneiras de se combater o bullying, como: estabelecimento de regras antibullying na escola e informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre ele. Mas a melhor forma de combatê-lo e evitar que ele ocorra, interrompendo-o antes que comece.
As pessoas têm medo de denunciar os atos de bullying, assim acabam sofrendo a vida toda, somente denunciando esses atos eles podem parar, somente assim a vitima dos atos vai voltar ater uma vida normal e deixara de ser agredida ou zombada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário